loading
16
ago

A taça ideal para cada tipo de vinho

Como cada vinho possui uma característica diferente dependendo da uva utilizada na composição, o uso das taças também pode ser distinto.

Para te ajudar a não errar na hora de preparar um jantar, vamos listar os tipos básicos de taças de vinho para você ter em casa.

Para vinhos tintos


O vinho tinto precisa de um espaço “exclusivo” para seus aromas e sabores marcantes. A taça precisa ter um corpo grande e deve ser preenchida até um terço da capacidade. Portanto, nada de exageros!

Para esses vinhos, existem duas taças diferentes: Bordeaux e Borgonha, ambas batizadas dessa forma por conta das regiões famosas da França.

Bordeaux
Essas taças foram feitas para vinhos encorpados e ricos em tanino. Com seu bojo grande e borda fechada, ela ajuda a evitar a dispersão dos aromas e sabores. Indicada para uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Syrah e Tannat.

Borgonha
Este tipo de taça pedem vinhos mais complexos e concentrados, geralmente produzido com uva Pinot Noir.

As taças são em formato de balão, com bojo maior que a Bordeax, para que o ar fique mais concentrado. Além da Pinot Noir, também podemos utilizar a borgonha com vinhos Rioja tradicional, Barbera Barricato, Amarone e Nebbiolo.

Para vinhos brancos


As taças para estes tipos de vinho têm o corpo menor por dois motivos. Primeiro, o vinho branco é consumido em temperatura e recipiente menores, ou seja, que tenha menos troca de calor com o ambiente. Segundo, porque precisa que as notas das frutas sejam realçadas. Com aba estreita, permite maior equilíbrio entre doçura e acidez.

Para vinhos rosados


Com tanino do vinho tinto presente e aroma do branco, a taça deste costuma ser menor que a dos brancos, mas com o bojo maior. As taças para este tipo de vinho devem acentuar a acidez do vinho, equilibrando a doçura. Na ausência, pode utilizar a do vinho branco.

Taça ISO


A taça ISO (International Standards Organization) foi criada em 1970 e é praticamente um coringa, pois serve para todos os tipos de vinho.

Comments ( 0 )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top